FOUCAULT E A MODERNIDADE: EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • Thelma Moura Bergamo INSTITUTO FEDERAL GOIANO
  • José Ternes PUC - Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.31440

Palavras-chave:

Modernidade. Saber-poder. Sujeito. Educação.

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa que, a partir do pensamento do filósofo Michel Foucault, tem como objetivo investigar as exigências que devem ser assumidas por uma educação capaz de promover uma atitude de modernidade. Tendo como contraponto a Época Clássica, entendida como o período em que o saber se constituía como pura representação, o saber moderno caracteriza-se pelo desaparecimento do sujeito universal enquanto fundamento do conhecimento e no reconhecimento do caráter provisório da verdade. Uma educação comprometida com a produção de novos saberes e formas de subjetividade implica na promoção de experiências capazes de produzir uma atitude crítica, entendida como a capacidade de interrogar a relação entre o poder, a verdade e seus efeitos sobre o sujeito.

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Biografia do Autor

Thelma Moura Bergamo, INSTITUTO FEDERAL GOIANO

Doutoranda em educação pela FE/UFG. Professora do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos.

José Ternes, PUC - Goiás

Doutor em Filosofia. Professor nos programas de pós-graduação stricto sensu em Educação e Letras da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).

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Publicado

2015-04-29

Como Citar

BERGAMO, T. M.; TERNES, J. FOUCAULT E A MODERNIDADE: EXIGÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 49–60, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.31440. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31440. Acesso em: 6 maio. 2024.