A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: INSUMOS, INDICADORES E COMPARAÇÕES COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS

Autores

  • Nelson Cardoso Amaral Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26104

Palavras-chave:

Educação superior, Indicadores, Percentual do PIB, Orçamento

Resumo

O estudo apresenta uma série de indicadores associados à educação superior e compara os dados do Brasil com aqueles dos países membros da OCDE e do BRICS. Os resultados das análises mostram que, em geral, são grandes os desafios do Brasil quando são comparados os indicadores com os países da OCDE. Pode-se concluir que só será possível atingir os parâmetros da OCDE quando ocorrerem, simultaneamente, três efeitos: estabilidade da população com a diminuição de crianças e jovens em idade educacional; crescimento do país e de seu PIB, no contexto do capitalismo mundial; e diminuição das desigualdades sociais existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelson Cardoso Amaral, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

Downloads

Publicado

2013-08-20

Como Citar

AMARAL, N. C. A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: INSUMOS, INDICADORES E COMPARAÇÕES COM PAÍSES DA OCDE E DO BRICS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 293–304, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26104. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26104. Acesso em: 27 abr. 2024.