A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DIDÁTICA POSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76510

Palavras-chave:

Jogos; Ensino de História; Ludicidade; Política.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar os jogos como uma ferramenta lúdica no ensino de História, possibilitando que os(as) alunos(as) possam aprender e se conectar com os assuntos da disciplina de uma forma dinâmica e atrativa. Os jogos no ensino de História visam integrar o conteúdo da disciplina e, consequentemente, as habilidades do conhecimento do(a) aluno(a). O artigo contempla um relato de experiência vivenciado pela autora enquanto professora. A proposta de jogar e “brincar” tem por intenção propor uma forma prática de se aprender História, completando, assim, a ciclo do(a) professor(a) ao finalizar uma temática de sua aula, estabelecendo, todavia, uma conexão entre o ensinar e o aprender, promovendo a construção de uma nova didática a partir dos jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Maria da Silva, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil, andreahistoria2@gmail.com

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Especialista em Mídias e Educação pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS – Campus Passos), com a pesquisa “A utilização de Jogos no Ensino de História: Uma didática possível”. Mestranda em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) pertencente à Linha III: História cultural das práticas educativas, com a pesquisa "Brincar e aprender: a utilização dos jogos como ferramenta didática nas aulas de História". Possui conhecimento na área de História, com ênfase em ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de História, Jogos no ensino de História, Prática de ensino, História da educação e Didática.

Referências

ANDRADE, D. E-J. O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história. História & Ensino, Londrina, v. 13, p. 91-106, set. 2007. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/11646. Acesso em: 6 fev. 2024.

ARAÚJO, R. C. S. “Nunca foi tão divertido descascar batatas”: os jogos como possiblidades a ser exploradas no ensino de História. Revista História, Brasília, v. 7, n. 13, p. 78-94, jan.-jun. 2019. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/issue/view/1719/281. Acesso em: 15 abr. 2022.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

BRASIL. Portal do Governo Brasileiro, 2023. Biblioteca Presidência da República (Galeria dos Ex-presidentes). Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/presidencia/ex-presidentes. Acesso em: 31 mar. 2023.

CAILLOIS, R. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.

FONSECA, S. G. Didática e prática de ensino de história: Experiências, reflexões e aprendizados. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FLORES, Mariana. F. da C. T. (Org.). Cartas, tabuleiros e cartelas: os jogos no ensino e aprendizagem de história. Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2020. 89 p. [Recurso eletrônico].

GIACOMONI, M. P.; PEREIRA, N. M. Jogos e ensino de história. Porto Alegre, RS: Evangraf, 2013.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. 9. ed. rev. e atual. São Paulo: Perspectiva, 2019.

LA CARRETA, M. Como fazer jogos de tabuleiro: manual prático. 1ª ed. Curitiba: Appris, 2018.

LIBÂNEO, J. C. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

RADFAHRER, L. Geração Z: jovens mais pragmáticos e preocupados com injustiças sociais. Jornal da USP, São Paulo, 25 jun. 2021. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/geracao-z-jovens-mais-pragmaticos-e-preocupados-com-injusticas-sociais/. Acesso em: 02 maio 2022.

SILVA, L. V. et al. A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do ensino de história no Brasil: Um estudo do estado do conhecimento. História & Ensino, Londrina, v. 26, n. 2, p. 374-399, jan./jun. 2020. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/38781. Acesso em: 17 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2024-05-15

Como Citar

SILVA, A. M. da. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA DIDÁTICA POSSÍVEL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 246–260, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76510. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76510. Acesso em: 21 nov. 2024.