VIVÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM MONTES CLAROS/MG
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78985Mots-clés :
Ensino Jurídico; Ambiente Virtual; Territorialidade; Montes Claros.Résumé
O artigo pauta as discussões sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no ensino superior e a abertura da oferta de disciplinas na modalidade a distância na graduação. O objetivo é compartilhar resultados de uma pesquisa realizada com estudantes de dois cursos de Direito, da cidade de Montes Claros, sobre vivências em ambientes virtuais de aprendizagem. Adotam-se como referências teóricas autores do ensino jurídico, das TDICs em diálogo com estudos sobre território. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma perspectiva dialética, a fim de compreender as contradições e transformações do fenômeno estudado. Os dados foram produzidos em grupos focais on-line, e a análise concentra-se nas territorialidades. Os resultados mostram que os estudantes refletem sobre os processos de ensino-aprendizagem e transitam entre territórios (do virtual para o presencial). Espera-se contribuir para discussões no âmbito dos cursos de direito e para políticas em educação.
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© Cláudia Letícia Moura Prates, Cristiane Mendes Netto, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza 2025

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