SOCIOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE ANTHONY GIDDENS

Auteurs-es

  • Amurabi Pereira de Oliveira Instituto Federal de Educação,

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v35i1.13145

Mots-clés :

Ensino de Sociologia, Reflexividade, Sociologia da educação

Résumé

No presente trabalho, discutimos os processos envolvidos no ensino de sociologia no Brasil, buscando compreender o lugar dessa ciência no currículo escolar do ensino médio a partir da idéia de reflexividade desenvolvida por Giddens. Nesse sentido, recorremos à análise do autor acerca da modernidade e de como a sociologia é essencialmente a ciência que se propõe estudar as sociedades modernas. Nosso trabalho visa tanto a contribuir para uma sociologia do ensino de sociologia no Brasil quanto para uma análise da sociologia da educação a partir da teoria de Giddens, ainda pouco explorada nesse campo de investigação.

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Biographie de l'auteur-e

Amurabi Pereira de Oliveira, Instituto Federal de Educação,

No presente trabalho, discutimos os processos envolvidos no ensino de sociologia no Brasil, buscando compreender o lugar dessa ciência no currículo escolar do ensino médio a partir da idéia de reflexividade desenvolvida por Giddens. Nesse sentido, recorremos à análise do autor acerca da modernidade e de como a sociologia é essencialmente a ciência que se propõe estudar as sociedades modernas. Nosso trabalho visa tanto a contribuir para uma sociologia do ensino de sociologia no Brasil quanto para uma análise da sociologia da educação a partir da teoria de Giddens, ainda pouco explorada nesse campo de investigação.

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Publié-e

2011-02-06

Comment citer

OLIVEIRA, A. P. de. SOCIOLOGIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO BRASIL CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DE ANTHONY GIDDENS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 53–62, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i1.13145. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13145. Acesso em: 21 déc. 2024.