CARTOGRAFÍA DE LAS POSIBILIDADES ÉTICAS, ESTÉTICAS Y EMANCIPADORAS DE LAS BUENAS PRÁCTICAS EM LA ENSEÑANZA SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78947Palabras clave:
Educación superior, Buenas prácticas, EmancipaciónResumen
: En este artículo presentamos los principios teóricos y metodológicos básicos que sustentan nuestra concepción de la enseñanza, y la prendizaje y la formación en la educación superior. Sos tenemos que las "buenas prácticas" no se refieren a planteamientos que siguen líneas rectas, con un principio, un medio y un final. Por eso presentamos la cartografía como método y política de enseñanza. Entendemos que el mundo contemporáneo nos desafia en el ejercicio ético de educar a las nuevas generaciones y que las experiencias estéticas pueden ser un camino alternativo a una racionalidad instrumental que no ha logrado pasar de la heteronomía a la emancipación. Finalmente, presentamos un informe de experiencia de un curso, con las narrativas de los alumnos para dar sustento material a nuestras proposiciones.
Descargas
Citas
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 1996.
CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: A psicologia do alto desempenho e da felicidade. São Paulo: Objetiva, 2020.
DE LA TORRE, S. Polinizando mi vida: La Trayectoria vital de un professor. Colômbia: Letrame Editorial, 2011.
DELEUZE, G., GUATTARI, F. Mil platôs. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
DELEUZE, G. Proust e os Signos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.
GALLO, S. Em torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade. v. 27, n. 2, p.169-178, jul./dez. 2002.
GUATTARI, F. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
KASTRUP, V. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, W. Paulo Freire, mais do que nunca: uma biografia filosófica. Belo Horizonte: Vestígio, 2019.
KOHAN, W. A infância da educação: o conceito devir-criança. Lugares da infância: filosofia. Rio de Janeiro: Lamparina, p.51-68, 2004.
LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de Educação, p. 20-28, 2002.
MIRZOEFF, N. O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, v.18, n.4, p.745- 768, 2016.
NICOLESCU, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion Editora, 1999.
RANCIÈRE, J. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível: Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2009.
SILVA, D.; MARTON, S. Autoformação e experiência sensível em “Filosofia com crianças”. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação. n.18, p.124-141, 2012.
Publicado
Versiones
- 2025-07-08 (2)
- 2025-04-30 (1)
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leiliane Domingues da Silva, Dagmar de Mello e Silva

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



