CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA

Autores/as

  • Luiz A. Calmon Nabuco Lastória Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31708

Palabras clave:

Racionalidade tecnológica, Sistema, Autonomia

Resumen

O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas provocando conseqüências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas conseqüências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas numa escola do interior paulista.

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Biografía del autor/a

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor em regime de dedicação integral (RDI-DP) na Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Araraquara, atuando junto ao Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, e produção bibliográfica referente aos seguintes campos temáticos: teoria crítica e psicanálise; ética, estética e educação/formação cultural.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

LASTÓRIA, L. A. C. N. CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 285–295, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708. Acesso em: 17 jul. 2024.