EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ

Autores/as

  • Glacy Queirós Roure Pontifìcia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28792

Palabras clave:

Discurso pedagógico, arte, experiência estética, olhar.

Resumen

Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia  didático-pedagógica  utilizada na  transmissão de conteúdos.  Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata  de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a “Inelutável modalidade do visível” (JOYCE, 2012).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glacy Queirós Roure, Pontifìcia Universidade Católica de Goiás

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Pós Doutorado em Sociologia da Infância  pela Universidade do Minho / Portugal (2013) . É  professora titular do programa de Pós Graduação  em educação da  Pontifícia Universidade Católica de Goiás . É psicanalista e membro do Espaço Psicanalitico de Goiânia/Goiás . Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, infância, família e  cultura.

Publicado

2015-04-29

Cómo citar

ROURE, G. Q. EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 171–183, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792. Acesso em: 18 may. 2024.