Os discursos e os dilemas da formação estética entre emancipação e barbárie

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i2.52466

Resumo

O presente artigo objetiva uma discussão sobre as contribuições das narrativas verbais em prosa e não verbais na formação de sujeitos em seu sentido estético e transcorre pela reflexão sobre os processos identificatórios e societários que sofrem interferências da indústria cultural, ancorada nos seguintes autores da teoria crítica da sociedade Theodor Adorno [1903-1969] e Max Horkheimer [1895-1973], considerando a relação entre universal e particular, teoria e prática, forma e conteúdo, sujeito e objeto como procedimento metodológico da dialética negativa. Destacam-se neste texto os fenômenos que incidem sobre as (im)possibilidades de os sujeitos realizarem a experiência da reflexão no sentido de investigar e apresentar as condições que legitimam as narrativas com fins à emancipação e à barbárie.

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Biografia do Autor

Márcia Torres Pereira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, marciaftorresp@gmail.com

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Publicado

2018-12-14

Como Citar

TORRES PEREIRA, M. . Os discursos e os dilemas da formação estética entre emancipação e barbárie . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 2, p. 549–567, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i2.52466. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/52466. Acesso em: 30 dez. 2024.