COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EQUIDADE: SERÁ POSSÍVEL?

Authors

  • Adriana Rivoire Menelli de Oliveira Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26105

Keywords:

Internacionalização, Educação superior, Equidade, Cooperação Internacional Horizontal

Abstract

O estudo aborda questões sobre equidade na Cooperação Internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica estão voltadas à relação norte-norte e/ou sul/norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendencia a intercambios sul/sul – que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira, que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentados numa logica da solidariedade.

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Author Biographies

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre

Doutora em Educação pela PUCRS. Pós-doutora PUCRS/Universidade do Texas. Diretora da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educaçao /UFRGS, Pos-doutora LLILAS/Utexas. Professora PPGEdu/PUCRS. Bolsista produtividade 1 CNPq.

Published

2013-08-21

How to Cite

OLIVEIRA, A. R. M. de; MOROSINI, M. C. COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EQUIDADE: SERÁ POSSÍVEL?. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 305–322, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26105. Acesso em: 17 jul. 2024.