A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS LDB/96: ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA

Autores

  • Marilia Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Estela Dal Pai Franco Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Stella Cecilia Duarte Segenreich Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v36i1.15034

Resumo

A expansão da Educação Superior é um fenômeno mundial. Pouquíssimas são as nações que já alcançaram o patamar universal nas taxas de Educação Superior. Via de regra, as nações desenvolvidas situam-se no patamar da educação de massa e as nações emergentes ou subdesenvolvidas ainda estão no patamar da educação elitista. O presente artigo deriva de estudos da Rede Universitas e se detém na análise da expansão da Educação Superior no Brasil, especialmente no exame da organização institucional e acadêmica. O período analisado é o pós-LDB/96, quando ocorre significativo aumento no número de instituições, cursos, alunos e docentes. O trabalho é de natureza qualitativa e quantitativa (dados censitários). Como resultado é apontada a complexificação do sistema, que adota distintos formatos de organização institucional e acadêmica, em consonância com as políticas de regulação, com as tendências de internacionalização, diversidade, diversificação, flexibilização e privatização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-09-23

Como Citar

MOROSINI, M. C.; FRANCO, M. E. D. P.; SEGENREICH, S. C. D. A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL PÓS LDB/96: ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL E ACADÊMICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 119–140, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i1.15034. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/15034. Acesso em: 18 nov. 2024.