COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EQUIDADE: SERÁ POSSÍVEL?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26105Palavras-chave:
Internacionalização, Educação superior, Equidade, Cooperação Internacional HorizontalResumo
O estudo aborda questões sobre equidade na Cooperação Internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica estão voltadas à relação norte-norte e/ou sul/norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendencia a intercambios sul/sul – que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira, que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentados numa logica da solidariedade.Downloads
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