COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EQUIDADE: SERÁ POSSÍVEL?

Autores

  • Adriana Rivoire Menelli de Oliveira Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre
  • Marília Costa Morosini Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26105

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação superior, Equidade, Cooperação Internacional Horizontal

Resumo

O estudo aborda questões sobre equidade na Cooperação Internacional entre instituições universitárias e as possibilidades de trocas de experiências entre alunos de outros países. A maioria das políticas públicas de mobilidade acadêmica estão voltadas à relação norte-norte e/ou sul/norte. Mais recentemente, registra-se uma leve tendencia a intercambios sul/sul – que visam garantir a inclusão de estudantes de países com necessidades de desenvolvimento social e econômico, como Angola, Moçambique, Haiti e Timor Leste, entre outros. O texto cita uma experiência realizada em instituição de ensino superior brasileira, que oportunizou a convivência de estudantes estrangeiros oriundos da África, Oceania e América Central, em seus espaços acadêmicos, durante o período de duração de sua formação na graduação. Tal experiência trouxe à luz o debate teórico sobre novas possibilidades de intercâmbio, inclusão de estudantes e a equidade na educação superior, fundamentados numa logica da solidariedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Rivoire Menelli de Oliveira, Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre

Doutora em Educação pela PUCRS. Pós-doutora PUCRS/Universidade do Texas. Diretora da Faculdade de Tecnologia SENAI Porto Alegre.

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Educaçao /UFRGS, Pos-doutora LLILAS/Utexas. Professora PPGEdu/PUCRS. Bolsista produtividade 1 CNPq.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

OLIVEIRA, A. R. M. de; MOROSINI, M. C. COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E EQUIDADE: SERÁ POSSÍVEL?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 305–322, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26105. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26105. Acesso em: 27 abr. 2024.