ELABORAÇÃO DE UMA ESCALA DE PERCEPÇÃO DAS ATITUDES DOS PROFESSORES PELOS ESTUDANTES E IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NA GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79231

Palavras-chave:

Universitários; Prática Docente; Ações Afirmativas; Vivência Universitária.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar o desenvolvimento da Escala Percepção das Atitudes dos Professores e Implicações do Trabalho na Graduação (EPAPITG). Participaram do estudo 191 estudantes de 16cursos de engenharias. A escala demonstrou índices psicométricos satisfatórios: a medida de Kaiser-Meyer-Olkin foi de 0,77 e teste de esfericidade de Bartlett significativo. A análise fatorial revelou a presença de dois fatores e foram identificadas diferenças significativas (p < 0,050) ao se comparar estudantes divididos por cor, tipo de sistema educacional frequentado na educação básicae participação em ações afirmativas. Os estudantes de classes sociais menos favorecidas perceberammenos atitudes proativas dos professores em relação à sua aprendizagem. A escala é importante na coleta de informações sobre estudantes do ensino superior.

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Biografia do Autor

Marcelle Nunes Araújo, Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, psymarcelle@hotmail.com

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ); especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade da Amazônia Ocidental (FAAO) e Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Psicóloga na Unidade Descentralizada em Petrópolis do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/RJ).

Neyfsom Carlos Fernandes Matias, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, Minas Gerais, Brasil, neyfsom@ufsj.edu.br

Professor do Programa de P´ós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

NUNES ARAÚJO, Marcelle; CARLOS FERNANDES MATIAS, Neyfsom. ELABORAÇÃO DE UMA ESCALA DE PERCEPÇÃO DAS ATITUDES DOS PROFESSORES PELOS ESTUDANTES E IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NA GRADUAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79231. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79231. Acesso em: 5 dez. 2025.

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