A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56614Palavras-chave:
Privado, Público, Interação, Escola NormalResumo
Este estudo tem como objetivo discutir a influência da Igreja Católica no campo educacional do município de Cruzeiro do Sul/Acre, por meio, sobretudo da formação oferecida pela Escola Normal, demonstrando as interações entre o privado e o público. Partimos de uma abordagem qualitativa, por meio da análise de fontes como ofícios, cartas e relatórios. Buscamos aporte teórico em Bezerra (2010, 2015), Gondra e Schuller (2008), Tanuri (2000), Villela (2002), Geraldo Filho (2002), Azzi (2008), Nunes (2001). O estudo que contemplou das décadas de 1940 a 1970 apontou para uma intensa interação entre o público e o privado no referido município. Por intermédio da Escola Normal a Igreja Católica se fez presente nas diversas instituições públicas locais, ao mesmo tempo em que o poder público se fez constante no cotidiano da Instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.