A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56614

Palavras-chave:

Privado, Público, Interação, Escola Normal

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a influência da Igreja Católica no campo educacional do município de Cruzeiro do Sul/Acre, por meio, sobretudo da formação oferecida pela Escola Normal, demonstrando as interações entre o privado e o público. Partimos de uma abordagem qualitativa, por meio da análise de fontes como ofícios, cartas e relatórios. Buscamos aporte teórico em Bezerra (2010, 2015), Gondra e Schuller (2008), Tanuri (2000), Villela (2002), Geraldo Filho (2002), Azzi (2008), Nunes (2001). O estudo que contemplou das décadas de 1940 a 1970 apontou para uma intensa interação entre o público e o privado no referido município. Por intermédio da Escola Normal a Igreja Católica se fez presente nas diversas instituições públicas locais, ao mesmo tempo em que o poder público se fez constante no cotidiano da Instituição.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Professora do Centro de Educação e Letras, do Campus Floresta, Curso de Pedagogia. Atua na area de História da Educação e Ensino de História

Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre- Campus Sede

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná /UFPR. Professora Adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes/ Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC. Atua na área de Infância: História da Infância: Assistência a criança pobre no Acre; Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

BEZERRA, M. I. da S.; GROTTI, G. L. A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 327–340, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56614. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56614. Acesso em: 18 nov. 2024.