A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56614

Palavras-chave:

Privado, Público, Interação, Escola Normal

Resumo

Este estudo tem como objetivo discutir a influência da Igreja Católica no campo educacional do município de Cruzeiro do Sul/Acre, por meio, sobretudo da formação oferecida pela Escola Normal, demonstrando as interações entre o privado e o público. Partimos de uma abordagem qualitativa, por meio da análise de fontes como ofícios, cartas e relatórios. Buscamos aporte teórico em Bezerra (2010, 2015), Gondra e Schuller (2008), Tanuri (2000), Villela (2002), Geraldo Filho (2002), Azzi (2008), Nunes (2001). O estudo que contemplou das décadas de 1940 a 1970 apontou para uma intensa interação entre o público e o privado no referido município. Por intermédio da Escola Normal a Igreja Católica se fez presente nas diversas instituições públicas locais, ao mesmo tempo em que o poder público se fez constante no cotidiano da Instituição.

 

 

 

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Biografia do Autor

Maria Irinilda da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Professora do Centro de Educação e Letras, do Campus Floresta, Curso de Pedagogia. Atua na area de História da Educação e Ensino de História

Giane Lucélia Grotti, Universidade Federal do Acre- Campus Sede

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná /UFPR. Professora Adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes/ Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Acre/UFAC. Atua na área de Infância: História da Infância: Assistência a criança pobre no Acre; Educação Infantil.

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

BEZERRA, M. I. da S.; GROTTI, G. L. A INFLUÊNCIA DA IGREJA CATÓLICA NO CAMPO EDUCACIONAL DO MUNICÍPIO DE CRUZEIRO DO SUL/ACRE: REFLEXÕES SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 2, p. 327–340, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i2.56614. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/56614. Acesso em: 21 dez. 2024.