CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA

Autores

  • Luiz A. Calmon Nabuco Lastória Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31708

Palavras-chave:

Racionalidade tecnológica, Sistema, Autonomia

Resumo

O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas provocando conseqüências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas conseqüências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas numa escola do interior paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz A. Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor em regime de dedicação integral (RDI-DP) na Universidade Estadual Paulista - Unesp - Campus Araraquara, atuando junto ao Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Ciências e Letras. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq), e pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq). Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia Social, e produção bibliográfica referente aos seguintes campos temáticos: teoria crítica e psicanálise; ética, estética e educação/formação cultural.

Downloads

Publicado

2014-08-31

Como Citar

LASTÓRIA, L. A. C. N. CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 285–295, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.31708. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708. Acesso em: 16 abr. 2024.