EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ

Autores

  • Glacy Queirós Roure Pontifìcia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i1.28792

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, arte, experiência estética, olhar.

Resumo

Neste ensaio problematizo um discurso pedagógico que mesmo tendo como objetivo incluir a arte no processo educativo pode vir a esvaziar as dimensões simbólica e real de tal experiência. Isso porque, de modo geral, a arte tem sido concebida como estratégia  didático-pedagógica  utilizada na  transmissão de conteúdos.  Em práticas como essas desconsidera-se o que a arte evidencia: não se trata  de interpretação ou compreensão, mas do confronto do sujeito com a incompletude do simbólico e com o real irredutível. Trazer para a discussão o enigma do ato criador a partir de reflexões realizadas pela Filosofia, pela Estética e pela Psicanálise parece-me iluminar as condições e possibilidade de pensarmos experiências estéticas não reflexivas que incluam a “Inelutável modalidade do visível” (JOYCE, 2012).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glacy Queirós Roure, Pontifìcia Universidade Católica de Goiás

Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1993), doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Pós Doutorado em Sociologia da Infância  pela Universidade do Minho / Portugal (2013) . É  professora titular do programa de Pós Graduação  em educação da  Pontifícia Universidade Católica de Goiás . É psicanalista e membro do Espaço Psicanalitico de Goiânia/Goiás . Atua principalmente nos seguintes temas: psicanálise, educação, infância, família e  cultura.

Downloads

Publicado

2015-04-29

Como Citar

ROURE, G. Q. EDUCAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: “FECHA OS OLHOS E Vʔ. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 1, p. 171–183, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i1.28792. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28792. Acesso em: 5 maio. 2024.