EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA POR UMA ABORDAGEM INTEGRADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Micheline Barbosa da Motta Universidade Federal de Pernambuco
  • Francimar Martins Teixeira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.14644

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Educação alimentar. Abordagem integradora.

Resumo

Este artigo tem como foco a educação alimentar na escola. Através de entrevista, investigamos a(s) prática(s) educativa(s) relativa(s) ao tema, assumida(s) no discurso de professoras de ciências. Observamos que: (i) a alimentação é percebida como individual e biológico-nutricional, dissociada dos fatores socioeconômico-culturais; (ii) o livro didático (LD) aparece como referência na preparação das aulas; (iii) mesmo parecendo não compreenderem a alimentação como multideterminada, elas destacam a necessidade de um trabalho integrado; e (iv) a não realização desse trabalho é justificada pela falta de formação para fazê-lo, pelo extenso programa a ser seguido. Diante da necessidade da abordagem integradora para alimentação, devemos analisar as possibilidades de (re)orientar as ações pedagógicas no sentido de abrir espaço para expressão e negociação de significados, podendo o LD apresentar sugestões de atividades e questões sociocientíficas que favoreçam essas possibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheline Barbosa da Motta, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestre em Educação (UFPE) e Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (UFPE). Atua como Professora Assistente no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação (UFPE) e é vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação em Ciências Naturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de ciências, educação em saúde e recursos didaticos.

Francimar Martins Teixeira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestre em Psicologia (Psicologia Cognitiva) pela Universidade Federal de Pernambuco (1995), doutora em Graduate School Of Educacão - University Of Bristol (2001) e Pós-doutora em Educação pela University Of Bristo. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Pernambuco, atuando no Programa de Pós-Graduacao em Educacao da UFPE. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento cognitivo, ensino de ciencias, formacao de conceitos em biologia, linguagem e ensino de ciências.

Downloads

Publicado

2012-10-20

Como Citar

MOTTA, M. B. da; TEIXEIRA, F. M. EDUCAÇÃO ALIMENTAR NA ESCOLA POR UMA ABORDAGEM INTEGRADORA NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 359–380, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.14644. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/14644. Acesso em: 17 jul. 2024.