UM CORPO DOCENTE EM (RE)AÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80738Palavras-chave:
Formação do Corpo Docente, Multidisciplinaridade, Comunidades Escolares Vulneráveis, Ambientes Educacionais ResilientesResumo
Este estudo explora a busca por currículos mais relacionados às realidades das comunidades escolares em situação de vulnerabilidade. O objetivo é a revisão dos currículos educacionais para um alinhamento com as realidades vividas na comunidade escolar onde o grupo focal foi desenvolvido. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, utilizando capacitação docente interdisciplinar para alinhar as práticas educacionais às demandas contemporâneas, como inclusão e letramento. Os resultados indicam a criação de “esteiras educativas” que promovem a integração entre currículos, habilidades e competências, com impacto positivo na comunidade escolar, destacando-se como uma alternativa eficaz para modernizar a educação e promover a equidade.
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