UM CORPO DOCENTE EM (RE)AÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80738

Mots-clés :

Formação do Corpo Docente, Multidisciplinaridade, Comunidades Escolares Vulneráveis, Ambientes Educacionais Resilientes

Résumé

Este estudo explora a busca por currículos mais relacionados às realidades das comunidades escolares em situação de vulnerabilidade. O objetivo é a revisão dos currículos educacionais para um alinhamento com as realidades vividas na comunidade escolar onde o grupo focal foi desenvolvido. A metodologia aplicada foi o estudo de caso, utilizando capacitação docente interdisciplinar para alinhar as práticas educacionais às demandas contemporâneas, como inclusão e letramento. Os resultados indicam a criação de “esteiras educativas” que promovem a integração entre currículos, habilidades e competências, com impacto positivo na comunidade escolar, destacando-se como uma alternativa eficaz para modernizar a educação e promover a equidade.

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Ery Jardim , Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, ery.jardim@unilasalle.edu.br

Doutorando em Educação (Bolsista CAPES/PROSUP). Universidade La Salle - Unilasalle, Canoas/RS, Brasil. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos da mesma Universidade.

Idio Fridolino Altmann, Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil,idio.altmann0075@unilasalle.edu.br

Doutorando (Bolsista CAPES/PROSUP) e Mestre em Educação pela Universidade La Salle, Canoas/RS, Brasil. Especialista em Gerenciamento de Projetos. Tecnólogo em Processos Gerenciais. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos e do Grupo de Estudos de Memória, Gestão, Inovação e Empreendedorismo, ambos da mesma Universidade.

Ingridi Vargas Bortolaso, Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil,ingridi.bortolaso@unilasalle.edu.br

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente do PPG Educação e Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Integrante do Grupo de Pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos e do Grupo de Estudos de Memória, Gestão, Inovação e Empreendedorismo, ambos da mesma Universidade.

Paulo Fossatti, Universidade La Salle (Unilasalle), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil,paulo.fossatti@unilasalle.edu.br

Doutor em Educação. Pesquisador e docente do PPG Educação desta universidade. Bolsista Pesquisador Produtividade CNPq. Conselheiro Nacional de Educação. Líder do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos Diferentes Contextos.

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Publié-e

2024-12-20

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JARDIM , E.; ALTMANN, I. F.; BORTOLASO, I. V.; FOSSATTI, P. UM CORPO DOCENTE EM (RE)AÇÃO NA (RE)CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM UMA COMUNIDADE ESCOLAR EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1631–1649, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80738. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80738. Acesso em: 22 déc. 2024.