PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78713Palavras-chave:
Pedagogia Socialista, Perspectiva Didática, Manifestações Brasileiras, Produção do ConhecimentoResumo
A intenção deste texto é discutir, a partir dos princípios da Pedagogia Socialista, principalmente pela sistematização de NadezhdaKrupskaya, os apontamentos didáticos presentes nessa perspectiva e os desdobramentos na realidade educacional brasileira, conforme apontam as pesquisas realizadas na pós-graduação. Trata-se de um estudo bibliográfico e análise documental realizado por meio do levantamento do estado do conhecimento em Dissertações e em Teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, que retomam as contribuições teóricas e práticas da Pedagogia Socialista e suas manifestações na realidade escolar brasileira. Os resultados evidenciam sólidas manifestações na prática escolar, brasileira, principalmente na Educação do Campo e no acúmulo teórico e prático do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, com contribuições para repensar a função social da escola sob uma perspectiva contrária à lógica capitalista
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