PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78713Mots-clés :
Pedagogia Socialista, Perspectiva Didática, Manifestações Brasileiras, Produção do ConhecimentoRésumé
A intenção deste texto é discutir, a partir dos princípios da Pedagogia Socialista, principalmente pela sistematização de NadezhdaKrupskaya, os apontamentos didáticos presentes nessa perspectiva e os desdobramentos na realidade educacional brasileira, conforme apontam as pesquisas realizadas na pós-graduação. Trata-se de um estudo bibliográfico e análise documental realizado por meio do levantamento do estado do conhecimento em Dissertações e em Teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, que retomam as contribuições teóricas e práticas da Pedagogia Socialista e suas manifestações na realidade escolar brasileira. Os resultados evidenciam sólidas manifestações na prática escolar, brasileira, principalmente na Educação do Campo e no acúmulo teórico e prático do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, com contribuições para repensar a função social da escola sob uma perspectiva contrária à lógica capitalista
Téléchargements
Références
ANTUNES, R. A desertificação neoliberal no Brasil: Collor, FHC e Lula. Campinas: Autores Associados, 2005.
BAHNIUK, C. Experiências escolares e estratégia política: da pedagogia socialista à atualidade do MST. 2015, 367f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
BRZEZINSKI, I. A inserção de professores iniciantes nos sistemas educacionais da Educação Básica: pontos e contrapontos da residência pedagógica. In: SOUZA, Flávia Dias de. Professores principiantes e a inserção à docência: contextos, programas e práticas formativas. Curitiba: UTFPR, 2016, p. 10-33.
CALDART, R.S. Sobre as tarefas educativas da escola e a atualidade. São Paulo: Expressão Popular, 2023.
CATANI, A.M; OLIVEIRA, J. F; DOURADO, L.F. Política educacional, mudanças no mundo do trabalho e reforma curricular dos cursos de graduação no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v.22, nº 75, p. 39-83, 2001. D.O.I https://doi.org/10.1590/S0101-73302001000200006, versão online. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/zP6b5RFb5GWpztVCwMZLQjL/abstract/?lang=pt. Acesso em 07 mar. 2024.
FREITAS, L. C. A Luta por uma Pedagogia do Meio: revisitando o conceito. In: PISTRAK, M.M. (org.). A Escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009, p. 9-98.
FREITAS, L. C. Neotecnicismo e formação do Educador. In: ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 2011, p. 89-102.
FRIGOTTO, G. Prefácio à 4ª edição. In: FRIGOTTO, G; CIAVATTA, M. (org.) Teoria e Educação no labirinto do capital. São Paulo: Expressão Popular, 2016. p. 27-42.
KRUPSKAYA, N. K. A construção da pedagogia socialista. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo, SP: Atlas, 2003.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
PISTRAK. M.M. A Escola-comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
PISTRAK. M.M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
ROMANOWSKI,J. P.; ENS,R. T. Pesquisas denominadas do tipo “Estado do Conhecimento”. Diálogos Educacionais, v. 6, nº 6, p. 37-50, 2006. ISSN: 1518-3483. Versão online. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/1891/189116275004.pdf. Acesso em em 07 mar. 2024.
SANTOS, F. S; CRUZ, M.L. A Pedagogia Socialista Soviética e sua atualidade para o pensamento pedagógico contra-hegemônico. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01-18, 2023.ISSN: 2674-757X. Versão online. Disponível em https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4049. Acesso em 07 mar. 2024.
SILVA, J. Z. S. Pedagogia do movimento como expressão da pedagogia socialista: a prática educativa do MST no II Enera. 2020. 296f. Tese(Doutorado em Sociedade Culturas e Fronteiras) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Paraná, 2020
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.