PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.78713

Mots-clés :

Pedagogia Socialista, Perspectiva Didática, Manifestações Brasileiras, Produção do Conhecimento

Résumé

A intenção deste texto é discutir, a partir dos princípios da Pedagogia Socialista, principalmente pela sistematização de NadezhdaKrupskaya, os apontamentos didáticos presentes nessa perspectiva e os desdobramentos na realidade educacional brasileira, conforme apontam as pesquisas realizadas na pós-graduação. Trata-se de um estudo bibliográfico e análise documental realizado por meio do levantamento do estado do conhecimento em Dissertações e em Teses disponíveis na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, que retomam as contribuições teóricas e práticas da Pedagogia Socialista e suas manifestações na realidade escolar brasileira. Os resultados evidenciam sólidas manifestações na prática escolar, brasileira, principalmente na Educação do Campo e no acúmulo teórico e prático do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, com contribuições para repensar a função social da escola sob uma perspectiva contrária à lógica capitalista

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Biographie de l'auteur-e

Marcelo Fabiano Rodrigues Pereira, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Brasil, marcelo.fabiano.unb@gmail.com

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília.  Pedagogo. Professor adjunto A da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB), integra o departamento de Métodos e Técnicas. É participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA) e Integra a pesquisa Formação Docente e a Expansão do Ensino Superior como membro do Subprojeto 07 que discute a Educação Superior do Campo pelo Projeto Observatório da Educação do Campo da CAPES.

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Publié-e

2024-12-20

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PEREIRA, M. F. R. PEDAGOGIA SOCIALISTA E A DIDÁTICA NA OBRA DE NADEJDA KRUPSKAYA: MANIFESTAÇÕES NO CONTEXTO BRASILEIRO APONTADAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1793–1810, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.78713. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78713. Acesso em: 21 déc. 2024.

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