CONFLUÊNCIAS DE CAMPOS DE SABER NA ANÁLISE DE RITUAIS NA PRODUÇÃO DO SUJEITO EDUCADO

Autores

  • Rosângela Tenório Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36462

Palavras-chave:

Rituais. Antropologia contêmporânea. Performatividade.

Resumo

O artigo tem como objeto a confluência analítica de estudos sobre rituais e performatividade na antropologia contemporânea de Stanley Tambiah e na arqueogenealogia de Michel Foucault. O objetivo é argumentar em defesa de uma correlação funcional entre esses dois campos de saber para a análise de práticas discusivas no campo educacional que operam com seus rituais na produção do sujeito educado. Acercamo-nos das teorizações desses discursos no modo de tratar rituais e destacamos como confluência no tratamento do ritual: a soberania do empírico como abordagem analítica, tratado como práticas discursivas históricas no caso de Michel Foucault e como práticas culturais no caso de Tambiah; o reconhecimento do ritual traduzido como ação performática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosângela Tenório Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

CARVALHO, R. T. CONFLUÊNCIAS DE CAMPOS DE SABER NA ANÁLISE DE RITUAIS NA PRODUÇÃO DO SUJEITO EDUCADO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 557–572, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36462. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação