CONFLUÊNCIAS DE CAMPOS DE SABER NA ANÁLISE DE RITUAIS NA PRODUÇÃO DO SUJEITO EDUCADO

Autores/as

  • Rosângela Tenório Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36462

Palabras clave:

Rituais. Antropologia contêmporânea. Performatividade.

Resumen

O artigo tem como objeto a confluência analítica de estudos sobre rituais e performatividade na antropologia contemporânea de Stanley Tambiah e na arqueogenealogia de Michel Foucault. O objetivo é argumentar em defesa de uma correlação funcional entre esses dois campos de saber para a análise de práticas discusivas no campo educacional que operam com seus rituais na produção do sujeito educado. Acercamo-nos das teorizações desses discursos no modo de tratar rituais e destacamos como confluência no tratamento do ritual: a soberania do empírico como abordagem analítica, tratado como práticas discursivas históricas no caso de Michel Foucault e como práticas culturais no caso de Tambiah; o reconhecimento do ritual traduzido como ação performática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosângela Tenório Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco.

Publicado

2015-12-26

Cómo citar

CARVALHO, R. T. CONFLUÊNCIAS DE CAMPOS DE SABER NA ANÁLISE DE RITUAIS NA PRODUÇÃO DO SUJEITO EDUCADO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 557–572, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36462. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36462. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação