ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO

Autores

  • Marina Dantas de Figueiredo Universidade de Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35613

Palavras-chave:

Conhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.

Resumo

O artigo tem como objetivo formular alternativas para transpor as dificuldades de se em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comunicação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etnográfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência é uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.

Downloads

Biografia do Autor

Marina Dantas de Figueiredo, Universidade de Fortaleza

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Fortaleza (PPGA/UNIFOR). Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGA/UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

FIGUEIREDO, M. D. de. ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 457–576, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.35613. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35613. Acesso em: 6 jan. 2025.

Edição

Seção

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação