ENTRE A LINGUAGEM E O SABER-FAZER: UMA PROPOSTA PARA A COMPREENSÃO DO CONHECIMENTO PRÁTICO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35613Palabras clave:
Conhecimento prático. Paradigma da Corporeidade. Saber-fazer. Etnografia.Resumen
O artigo tem como objetivo formular alternativas para transpor as dificuldades de se em pesquisar o fenômeno da aprendizagem na prática, entendido como saber-fazer. Para isso, constroem-se articulações teóricas que colocam em paralelo uma perspectiva fenomenológica, baseada no paradigma da corporeidade, e uma abordagem que reúne linguagem e prática, qual seja a teoria das metáforas incorporadas. Entende-se que tais dificuldades estão orientadas em torno de pressupostos ontológicos da ciência moderna, quais sejam: os limites entre objetividade e subjetividade e as formas de representação e comunicação do conhecimento. Conclui-se que a pesquisa etnográfica desenvolvida segundo modelos fenomenológicos, tais como as categorias da etnografia da experiência é uma proposta metodológica adequada para o estudo do conhecimento prático.
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