“A EDUCAÇÃO PRECISA DE RESPOSTAS” OU AS RESPOSTAS ESTÃO NA EDUCAÇÃO? REPRESENTAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO NA CAMPANHA DOS MONSTRINHOS DA RBS

Autores

  • Gislene Feiten Haubrich Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28760

Palavras-chave:

mídia, educação, campanha RBS, análise do discurso.

Resumo

Pensar a educação implica aproximação com as realidades construídas pelos sujeitos em suas interações. Relacionada a essa questão, está à ação midiática, que produz e repercute informações a partir dos acontecimentos do cotidiano. Unem-se essas perspectivas, pois ambas assumem evidência na formação da opinião cidadã. Dado esse contexto, a partir da campanha “A Educação precisa de Respostas”, propõe-se a análise do discurso da mídia sobre a educação, a fim de perceber como ela é representada e (re) significada. O marco teórico é composto por Hall (1997), Morin (2009) e Charaudeau (2012). Como resultados principais, acredita-se que a campanha tenha relevância social por despertar o interesse à temática, mas o faz de forma parcial frente os desafios da educação na contemporaneidade.

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Biografia do Autor

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale

Mestranda em Processos e Manifestações Culturais (Feevale), Especialista em Comunicação Estratégica e Branding (UMayor e Feevale) e graduada em Comunicação Social.

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Doutor em Letras (PUCRS), com pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUCSP/LAEL); professor permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais (Feevale)

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

HAUBRICH, G. F.; FREITAS, E. C. de. “A EDUCAÇÃO PRECISA DE RESPOSTAS” OU AS RESPOSTAS ESTÃO NA EDUCAÇÃO? REPRESENTAÇÃO E (RE)SIGNIFICAÇÃO NA CAMPANHA DOS MONSTRINHOS DA RBS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 633–649, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28760. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28760. Acesso em: 21 dez. 2024.