EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937)

Autores

  • Cezar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá
  • Jarbas Mauricio Gomes

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.19574

Palavras-chave:

Educação. Hegemonia. Antonio Gramsci. Quaderni del Carcere.

Resumo

A luta pela hegemonia e a ação dos intelectuais na formação cultural dos grupos sociais são temas que compõem o eixo central das análises de Antonio Gramsci (1891-1937), que demonstrou a importância da educação para a consolidação de uma hegemonia, seja pela ação da educação escolar, seja pela educação não escolar, feita em partidos políticos e sindicatos. Este texto tem como objetivo analisar as ideias que fundamentaram as proposições de Gramsci sobre a educação a partir da análise dos Quaderni del carcere, uma vez que demonstrou que a ação educativa desenvolvida pelos grupos de intelectuais encontra-se impregnada de contradições que influenciam o desenvolvimento e o sucesso da elaboração da contra-hegemonia por parte das classes trabalhadoras.

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Biografia do Autor

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação Pela UNICAMP (1996), Professor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (PR)

Jarbas Mauricio Gomes

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012), Especialista em Pesquisa Educacional pela Universidade Estadual de Maringá (2009), Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004)

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Publicado

2013-12-20

Como Citar

ARNAUT DE TOLEDO, C. de A.; GOMES, J. M. EDUCAÇÃO E HEGEMONIA NOS QUADERNI DEL CARCERE DE ANTONIO GRAMSCI (1891-1937). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 503–517, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.19574. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/19574. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos