IGUALDADE OU EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UM DEBATE CONCEITUAL

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80631

Mots-clés :

Equidade e Igualdade; Ações Afirmativas; Direito Público Subjetivo; Educação Básica

Résumé

Este trabalho tem como objetivo propor uma discussão teórica sobre os princípios de justiça subjacentes às políticas educacionais e às práticas escolares. As reflexões propostas foram feitas a partir do entendimento da Educação como um direito público subjetivo, tendo como referência conceitual o princípio da diferença – termo estabelecido por John Rawls para a gestão das desigualdades em sistemas político-liberais e que fundamenta a formulação e implementação de políticas públicas compensatórias (ações afirmativas). O estudo defende que a justiça na educação se concretiza por políticas que articulem os conceitos de equidade e igualdade que não são independentes e muito menos excludentes, pois possuem relação intrínseca. Entende-se que ações baseadas no conceito de equidade são instrumentos meios para a concretização da plena igualdade.

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Biographie de l'auteur-e

Naira da Costa Muylaert Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, naira@puc-rio.br

Doutora em Ciências Humanas - Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É vice-líder do grupo de pesquisa Laboratório de Avaliação da Educação (LAEd/PUC-Rio).

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Publié-e

2024-12-20

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LIMA, N. da C. M. IGUALDADE OU EQUIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA? UM DEBATE CONCEITUAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1446–1457, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80631. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80631. Acesso em: 21 déc. 2024.