ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: A INVISIBILIDADE NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i3.80251

Mots-clés :

Acolhimento; Deficiência; Inclusão Escolar; Revisão Sistemática.

Résumé

Este artigo visa apresentar revisão sistemática sobre produções científicas na área da Educação e afins, no período entre 2012 e 2022 acerca da situação educacional das crianças com deficiência acolhidas, para compreender o contexto educacional e a função social da escola. Nas bases do Portal CAPES e Scielo, dos 255 títulos localizados, 34 artigos foram selecionados e analisados na íntegra. Visto a escassez de produções sobre a situação educacional das crianças com deficiência acolhidas - somente 4 publicações - foi preciso ampliar o escopo para a situação educacional das crianças acolhidas em geral. Diante dessa lacuna na agenda de pesquisa, é urgente a realização de pesquisas que criem indicadores para a formulação de políticas intersetoriais voltadas ao atendimento desse público.

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Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, geine.ufmg@gmail.com

Doutora em Educação, Pesquisadora e Professora Associada do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (DECAE-FAE/UFMG). Coordena o Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais (GEINE-UFMG). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) e da International Society for Cultural Activity Research (ISCAR).

Marco Antônio Melo Franco, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Mariana, Minas Gerais, Brasil, mamf.franco@gmail.com

Doutor em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde da Criança e do Adolescente (Faculdade de Medicina / UFMG-2009). Professor Associado do Departamento de Educação (DEEDU/UFOP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFOP) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador-geral de Politica Pedagógica da Educação Especial - CGPEE/DIPEPI/SECADI/Ministério da Educação. Lider do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Práticas naAlfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI/CNPQ).

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Publié-e

2024-12-20

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CAMPOS, R. C. P. R. de; FRANCO, M. A. M. ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO INSTITUCIONAL: A INVISIBILIDADE NAS PESQUISAS CIENTÍFICAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 3, p. 1484–1501, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i3.80251. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/80251. Acesso em: 21 déc. 2024.