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CARTOGRAFANDO POSSIBILIDADES ÉTICAS, ESTÉTICAS E EMANCIPATÓRIAS DE BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78947

Mots-clés :

Enseignement supérieur, Bonnes pratiques, Émancipation

Résumé

Neste artigo apresentamos os princípios teóricos e metodológicos basilares que dão sustentação a nossa concepção de ensino, aprendizagem e formação no Ensino Superior. Defendemos que as “boas práticas” não dizem respeito a abordagens que se dão por fómulas que caminham em linhas retas, com um começo, meio e fim. Motivo pelo qual apresentamos a cartografia como método e política de ensino. Entendemos que o mundo contemporâneo nos desafia no exercício ético de educar as novas gerações e que as experiências estéticas podem ser um caminho alternativo para uma racionalidade instrumental que tem falhado na passagem da heteronomia para a emancipação. Por fim, apresentamos um relato de experiência em uma disciplina, comas narrativas dos/as alunos/as para dar sustentação material as nossas proposições.

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Bibliographies de l'auteur-e

Professeur Leiliane Domingues da Silva, Université fédérale de Fluminense

Doctorante en sciences, technologie et inclusion à l'université fédérale de Fluminense (UFF). Professeur suppléant à la faculté de formation des enseignants de l'université d'État de Rio de Janeiro - FFP/UERJ.

Professeur Dagmar de Mello e Silva, Université fédérale de Fluminense

Professeur associé à l'université fédérale de Fluminense - Faculté d'éducation/SFP, professeur permanent dans les programmes de doctorat de troisième cycle en science, technologie et inclusion (PGCTIn) et de doctorat de troisième cycle en éducation (PPGE).

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2025-04-30

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DOMINGUES DA SILVA, Leiliane; DE MELLO E SILVA, Dagmar. CARTOGRAFANDO POSSIBILIDADES ÉTICAS, ESTÉTICAS E EMANCIPATÓRIAS DE BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78947. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78947. Acesso em: 5 déc. 2025.

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