Perfil socioeconômico de alunos do Prouni e ex-beneficiários do Programa Bolsa Família de uma Universidade sem fins lucrativos de São Paulo

Autores

  • André Pires Pontifícia Universidade Católica de Campinas; PUC-Campinas http://orcid.org/0000-0002-8344-7662
  • Paulo Cesar Ricci Romão Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v44i1.55588

Palavras-chave:

ProUni, Programa Bolsa Família, Ensino Superior, Pobreza

Resumo

Este artigo objetiva apresentar, de maneira descritiva, o perfil socioeconômico de um conjunto reduzido de pessoas que foi beneficiário do Programa Bolsa Família (PBF) e que ingressou numa Universidade privada sem fins lucrativos do estado de São Paulo pelo Prouni. Os números do cadastro desta Universidade indicam que aqueles que recebem ou já receberam recursos do PBF perfazem o grupo provavelmente mais vulnerável em termos socioeconômicos. Ao buscar conhecer o perfil socioeconômico dos alunos originários do Programa Bolsa Família após a Educação Básica, o artigo oferece contribuições no sentido de evidenciar o acesso ao ensino superior de um grupo social até então distante dessa possibilidade. Todavia, o custo para isso se mostra particularmente alto quando se considera somente os bolsistas e ex-bolsistas do Programa Bolsa Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Pires, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; PUC-Campinas

Graduação em Ciências Sociais (Unicamp)

Mestre em Antropologia Social (Unicamp)

Doutor em Ciências Sociais (Unicamp)

Pós-Doutoramento (Universidade de Princeton)

Professor titular do Programa de Pós-Graduaç~eo em Educação da PUC-Campinas

Paulo Cesar Ricci Romão, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)

Mestre em Educação (PUC-Campinas)

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

PIRES, A.; ROMÃO, P. C. R. Perfil socioeconômico de alunos do Prouni e ex-beneficiários do Programa Bolsa Família de uma Universidade sem fins lucrativos de São Paulo. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 44, n. 1, p. 128–150, 2019. DOI: 10.5216/ia.v44i1.55588. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/55588. Acesso em: 28 mar. 2024.