ROYALTIES PARA EDUCAÇÃO NOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES DA COSTA VERDE, MÉDIO PARAÍBA E CENTRO-SUL FLUMINENSE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.75097Mots-clés :
Financiamento da Educação; Royalties; Pré-sal; Estado do Rio de Janeiro.Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar a aplicação em educação das participações governamentais – royalties e participação especial – advindas da exploração de recursos naturais, sobretudo do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, realizada pelos municípios das regiões Costa Verde, Médio Paraíba e Centro-Sul Fluminense, no ano de 2018. Entre outros resultados, a pesquisa revela que 12 (48%) dos 25 municípios que integram as três regiões não demonstraram ter pagado qualquer despesa de educação com recursos oriundos dessas receitas. Sendo assim, observa-se que há muitos desafios no que se refere à aplicação devida das receitas das participações governamentais de recursos naturais na educação do país.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.