ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Auteurs-es

  • Reijane Pinheiro Da Silva Universidade Federal do Tocantins

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.36351

Mots-clés :

Alunos indígenas Akwen-Xerente. Conhecimento acadêmico. Saberes tradicionais.

Résumé

Como parte dos resultados de uma pesquisa realizada com os alunos indígenas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em 2011, apresentamos neste artigo algumas reflexões acerca da forma como os alunos indígenas Akwen-Xerente, matriculados na Universidade Federal do Tocantins (UFT), vêem os conhecimentos com os quais passam a lidar ao ingressarem na Universidade, como os comparam ao saber da sua sociedade, por eles denominado de “tradicional e natural”, e como escapam criticamente ao cientificismo ainda persistente em muitos setores da academia. Tendo em vista elementos característicos das formas Akwen de ver e interpretar o mundo, problematizamos a falta de abertura da universidade para a tradição espistemológica por eles representada.

 

 

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Biographie de l'auteur-e

Reijane Pinheiro Da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora de Antropologia da Universidade Federal do Tocantins.

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Publié-e

2015-12-26

Comment citer

DA SILVA, R. P. ENTRE MUNDOS E ENTRE SABERES: OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS DOS ALUNOS AKWEN XERENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 537–556, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.36351. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36351. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Fundamentos teórico-metodológicos e epistemológicos da educação