DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA

Auteurs-es

  • Miriam Mity Nishimoto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jacira Helena do Valle Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v39i1.18783

Mots-clés :

memória, professoras aposentadas, habitus oriental, habitus professoral.

Résumé

Nesse trabalho perscrutamos memórias de professoras aposentadas de origem japonesa, para compreender o papel que a cultura do grupo de origem étnica jogou na trajetória de formação e ação docente, instituindo maneiras de ser e estar na profissão-, habitus professoral. Metodologicamente, utilizamos as técnicas de história de vida para coleta dos relatos e análise de conteúdo, com o auxílio tecnológico do software NVivo8 para a organização dos dados. As análises foram iluminadas à luz da teoria de Pierre Bourdieu e interlocutores, a qual nos possibilitou constatar que, nas trajetórias de vida, as professoras incorporaram valores da cultura de origem, isto é, um habitus oriental que perdurou e colaborou com a estruturação de um habitus professoral.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Miriam Mity Nishimoto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestre em Educação. Coordenadora de Tutores do curso de Pedagogia a distância EAD/UFMS.

Jacira Helena do Valle Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGEdu/UFMS

Téléchargements

Publié-e

2014-04-19

Comment citer

NISHIMOTO, M. M.; PEREIRA, J. H. do V. DIÁLOGOS DO HABITUS PROFESSORAL E ORIENTAL NAS MEMÓRIAS DE PROFESSORAS APOSENTADAS DE ORIGEM JAPONESA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 1, p. 179–197, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i1.18783. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18783. Acesso em: 27 déc. 2024.