EDUCAR ADULTOS MAIORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOCIAL: A INTERGERACIONALIDADE NUMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35750Palabras clave:
Adulto maior. Gerontologia educacional. Educação social. Intergeracionalidade.Resumen
O tema da educação dos adultos e/ou adultos maiores merece uma reflexão epistemológica. Utilizando uma argumentação hermenêutica o autor aborda a necessidade de implementar propostas socioeducativas para os adultos maiores, através de programas intergeracionais, destacando o papel da gerontologia educacional ou gerontagogia, a qual se integra no campo da educação social. Os objetivos que nortearam esta análise fenomenológica são: repensar a educação de adultos maiores, na área da gerontagogia; analisar os aspetos socioeducativos, psicopedagógicos e metodológicos nas ações e nos programas gerontológicos, com a finalidade de promover uma cidadania ativa. Refletiremos epistemologicamente as possibilidades educativas, provenientes da pedagogia social/educação social e a gerontagogia, de modo a dar uma qualidade de vida aos adultos maiores, numa sociedade para todas as gerações.
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