EDUCAR ADULTOS MAIORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOCIAL: A INTERGERACIONALIDADE NUMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES

Authors

  • Ernesto Candeias Martins Instituto Politécnico de Castelo Branco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v40i3.35750

Keywords:

Adulto maior. Gerontologia educacional. Educação social. Intergeracionalidade.

Abstract

O tema da educação dos adultos e/ou adultos maiores merece uma reflexão epistemológica. Utilizando uma argumentação hermenêutica o autor aborda a necessidade de implementar propostas socioeducativas para os adultos maiores, através de programas intergeracionais, destacando o papel da gerontologia educacional ou gerontagogia, a qual se integra no campo da educação social. Os objetivos que nortearam esta análise fenomenológica são: repensar a educação de adultos maiores, na área da gerontagogia; analisar os aspetos socioeducativos, psicopedagógicos e metodológicos nas ações e nos programas gerontológicos, com a finalidade de promover uma cidadania ativa. Refletiremos epistemologicamente as possibilidades educativas, provenientes da pedagogia social/educação social e a gerontagogia, de modo a dar uma qualidade de vida aos adultos maiores, numa sociedade para todas as gerações.

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Author Biography

Ernesto Candeias Martins, Instituto Politécnico de Castelo Branco

Doutor em cências da Educação (área H.ª da Educação Social & teoria e H.ª da Educação), docente do ensino superior desde 1988, Dept.º Ciências Sociais e Humanas da ESECB, coordenador de cursos de Mestrado, Investigador integrado do CeiED da Univ. Lusófona de Lisboa, membro de sociedades e associações de pedagogia e /ou Ciências da Educação, membro da comissão científica de várias revistas nacionais e internacionais. Tem publicado uma vasta obra de livros e artigos da especialidade.

Published

2015-12-26

How to Cite

MARTINS, E. C. EDUCAR ADULTOS MAIORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO SOCIAL: A INTERGERACIONALIDADE NUMA SOCIEDADE PARA TODAS AS IDADES. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 40, n. 3, p. 665–686, 2015. DOI: 10.5216/ia.v40i3.35750. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/35750. Acesso em: 16 aug. 2024.