A EDUCAÇÃO NA ÉPOCA DA CONECTIVIDADE EM REDE OU: QUE FIM LEVOU A AUTONOMIA?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.31711Palabras clave:
Autonomia, Sociedade em rede, Participação, Theodor Adorno, Educação críticaResumen
Nesse texto se procura interpretar os rumos e as possibilidades da educação conforme as tendências presentes sob as condições do que Manuel Castells denomina sociedade em rede. A análise se baseia em contribuições de Rousseau a Marx – sobretudo referentes à apreensão da autonomia e da sociedade - que conduziram à teoria crítica da sociedade de Adorno e Marcuse. No capitalismo da sociedade em rede houve uma transferência da prática das redes financeiras para as redes sociais, sem atentar à diferença entre o tempo das finanças e o tempo das vidas humanas. Em relação a este quadro, procura-se apontar a atualidade da educação para a contradição e a resistência de Adorno como processo educacional crítico baseado na experiência da diferença e da contradição. Nela se contrapõem, de um lado, práticas combinadas com a educação existente na conexão em rede, com sua participação virtual, e, de outro, práticas alternativas em interações sociais objetivas e qualitativas.
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