A GESTÃO INSTITUCIONAL DOS CURSOS PROFISSIONAIS TÉCNICOS DE NIVEL MÉDIO NA MODALIDADE A DISTANCIA OFERTADOS PELA REDE E-TEC BRASIL: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28738Palabras clave:
Currículo Referência – Educação Profissional – Educação a DistanciaResumen
Na última década, o Brasil tem realizado um grande investimento na modalidade da Educação a Distancia. Em 2007 foi criada a Escola Técnica Aberta do Brasil, que oferece Cursos Profissionais Técnicos de Nível Médio na modalidade EaD. A questão colocada por esta pesquisa, de caráter exploratória, tendo como instrumentos a analise documental e questionários via web a 385 gestores destes cursos, foi a de saber como está ocorrendo a gestão no processo de implantação e desenvolvimento destes cursos. Este trabalho apresenta os resultados parciais que apontam as principais dificuldades na gestão: carência de recursos humanos (60,8%), de apoio pedagógico (43,4%); de estrutura física (34,7%); de recursos financeiros (30,4%); bem como na institucionalização dos polos (21,7%), entre outros. (O questionário admitia múltiplas respostas). A pesquisa aponta ainda, algumas das medidas necessárias à consolidação e qualificação da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distanciaDescargas
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