PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PANORAMA DA PSICOLOGIA ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA

Autores/as

  • Larissa Goulart Rodrigues Universidade de Brasília
  • Regina Lúcia Sucupira Pedroza Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.13088

Palabras clave:

Processos educativos. Psicologia escolar. Escolas públicas. Goiânia.

Resumen

A psicologia tem construído historicamente estreitas relações com a educação. A psicologia escolar, enquanto campo de atuação da psicologia na educação, é uma das formas que tem se estabelecido em tais relações. Nosso objetivo foi analisar como estão essas relações no contexto goianiense hoje em dia, isso é, qual é o panorama atual da psicologia escolar em escolas públicas da cidade de Goiânia (GO). Para tanto, entramos em contato com as Secretarias Estadual e Municipal de Educação e, a partir da análise de entrevistas, verificamos que é incipiente a inserção do psicólogo escolar nesses âmbitos. Consideramos que alguns passos já foram dados em direção à ampliação desse espaço, embora ainda seja necessário um esforço coletivo para uma efetiva ocupação do mesmo, em prol de processos educativos mais significativos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2012-10-20

Cómo citar

RODRIGUES, L. G.; PEDROZA, R. L. S. PSICOLOGIA NA EDUCAÇÃO: PANORAMA DA PSICOLOGIA ESCOLAR EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GOIÂNIA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 381–396, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.13088. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13088. Acesso em: 22 nov. 2024.