EL USO DE LOS MAPAS MENTALES EN LA ALFABETIZACIÓN LINGÜÍSTICA DE UN ALUMNO CON TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79173

Palabras clave:

Estudio de Casos; Mapas Mentales; Alfabetización Lingüística; Trastorno del Espectro Autista

Resumen

Esta investigación tiene como objetivo analizar el uso de los mapas mentales como recurso pedagógico para la alfabetización lingüística de alumnos con Trastorno del Espectro Autista (TEA). Como enfoque metodológico, se trata de un estudio cualitativo, en el que realizamos un estudio de caso con un alumno con Trastorno del Espectro Autista (TEA) de 5º curso de primaria en una escuela pública de São Luís do Maranhão. Los resultados de esta investigación muestran que el uso de mapas mentales puede proporcionar un estudio más atractivo, dinámico e inclusivo, especialmente para los estudiantes con Trastorno del Espectro Autista (TEA), ya que permite la adaptación pedagógica a las especificidades educativas de cada estudiante.

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Biografía del autor/a

Lílian de Sousa Sena, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, lilian.sena@ufpi.edu.br

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/ Linha de Pesquisa: Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Letramentos; Mestra em Educação Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA / Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva ; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Piauí; Especialista em Língua Brasileira de Sinais - Libras e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Evangélica do Meio Norte - FAEME; Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Faculdade Santo Agostinho - FSA. Professora efetiva - Secretaria Estadual de Educação do Maranhão. Tem concentrado pesquisas em Educação Inclusiva e Tecnologias Digitais na Educação, Multiletramentos e Gêneros Hipermidiádicos. Bolsista pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

Arielson Tavares, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, arytavares2012@hotmail.com

Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Letras, área de concentração Descrição e Análise do Português Brasileiro, pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2022). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF ( 2015 ), em Linguística Aplicada na Educação - FACULDADE ÚNICA (2021), em Ensino de Leitura e Produção Textual - FACULDADE ACESITA (2022), em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação - FACULDADE ÚNICA (2021), em Educação Especial e Inclusiva - UEMA (2021). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura - pela Universidade CEUMA (2013).Graduado em Licenciatura Plena em Pedagogia - UNINTER (2021). Atualmente, é Professor de Língua Portuguesa da Rede Estadual do Maranhão (SEDUC). Lecionou como Professor Substituto na Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, nos anos de 2016 a 2018. Membro do Grupo de Estudos em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI) - UFPI e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia e Ensino (GPTECEN) - UFMA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em estudos linguísticos realizados nas redes sociais.

Beatriz Gama Rodrigues, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil, beatriz@ufpi.edu.br

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (1989), mestrado em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Desde maio de 2008, é professora (atualmente Associado IV) do curso de Letras Inglês, Coordenação de Letras Estrangeiras, CCHL, e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Exerceu o cargo de Assessora Internacional da UFPI de 2014 a Janeiro de 2021. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de línguas, aspectos interculturais da internacionalização do ensino superior e no processo de ensino-aprendizagem de línguas (decolonialidade, plurilinguismo, interculturalidade, Inglês como Meio de Instrução - EMI), letramentos, produção de textos eletrônicos, ética na formação de professores, currículo, legislação e histórico dos cursos de Letras no Brasil. Tem experiência em leitura, produção e avaliação de textos nas línguas portuguesa e inglesa. É coordenadora do Grupo de Pesquisa em Linguística Aplicada e Multiletramentos (GLAMULTI - CNPq).

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Publicado

2025-04-30 — Actualizado el 2025-07-10

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Cómo citar

DE SOUSA SENA, Lílian; TAVARES, Arielson; GAMA RODRIGUES, Beatriz. EL USO DE LOS MAPAS MENTALES EN LA ALFABETIZACIÓN LINGÜÍSTICA DE UN ALUMNO CON TRASTORNO DEL ESPECTRO AUTISTA. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79173. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79173. Acesso em: 5 dic. 2025.

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