O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO

Authors

  • Karina Alves de Toledo UNESP-ASSIS
  • Gabriela Stella Mazali UNESP-ASSIS
  • Juliana Alves Pegoraro UNESP-ASSIS
  • Jaqueline Orlando UNESP-ASSIS
  • Daniel Manzoni de Almeida GEPEB/FE-USP FMU

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41819

Keywords:

história em quadrinhos, ensino de imunologia, ensino de biologia

Abstract

Ensinar imunologia no ensino médio ainda é um desafio. Como podemos trabalhar os diferentes tipos de células e moléculas que compõem o sistema imunológico em aulas de biologia? Aqui, avaliamos o uso de história em quadrinhos com temática de imunologia  nas aulas de biologia. Nossos resultados mostraram que o uso de histórias em quadrinhos ajudou na abordagem do assunto imunologia com o reconhecimento de diferentes tipos celulares e moléculas pelos estudantes. Em conclusão, o uso de histórias em quadrinho, nas aulas de biologia pode auxiliar na abordagem e discussão de temas complexos como os de imunologia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karina Alves de Toledo, UNESP-ASSIS

Doutora em Imunologia. Docente da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia básica e aplicada, Ensino de Ciências e tecnologias

Gabriela Stella Mazali, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Juliana Alves Pegoraro, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Engenharia Biotecnológica da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Jaqueline Orlando, UNESP-ASSIS

Graduanda do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências e Letras de Assis, UNESP – Univ Estadual Paulista, São Paulo, Brasil. Tem interesse na área de Imunologia e Biotecnologia.

Daniel Manzoni de Almeida, GEPEB/FE-USP FMU

Doutor em Ciências Biológicas. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia (GEPEB) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Docente da  Núcleo da Saúde e Biológicas da Faculdade Metropolitas Unidas (FMU), São Paulo, Brasil. Tem interesses na area de Ensino de Biologia, Ensino de Imunologia, Ensino de Ciências, Ensino de Filosofia da Ciências.

Published

2016-12-19

How to Cite

ALVES DE TOLEDO, K.; MAZALI, G. S.; PEGORARO, J. A.; ORLANDO, J.; ALMEIDA, D. M. de. O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 565–584, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41819. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41819. Acesso em: 16 aug. 2024.

Issue

Section

Ensino de ciências naturais e de matemática