v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática

					Visualizar v. 41 n. 3 (2016): Ensino de ciências naturais e de matemática
Publicado: 2016-12-19

Ensino de ciências naturais e de matemática

  • LUDICIDADE NO ENSINO DA NORMALIDADE EM UM AMBIENTE FLORESTAL

    Otacílio Antunes Santana, Yekaterina Petrova
    525-544
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41502
  • ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE

    Luiz Carlos Leal Junior, Antonio dos Santos Andrade
    545-564
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685
  • O USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS NO ENSINO DE IMUNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO BÁSICA DE NÍVEL MÉDIO

    Karina Alves de Toledo, Gabriela Stella Mazali, Juliana Alves Pegoraro, Jaqueline Orlando, Daniel Manzoni de Almeida
    565-584
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41819
  • MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA

    Roseli Pacheco Schnetzler, Lenice Heloisa Arruda Silva, Thiago Antunes-Souza
    585-604
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

    Maria Luciana da Silva Nóbrega, Maria das Graças Cleophas
    605-628
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41884
  • RELAÇÕES ENTRE ENSINAR CIÊNCIAS E A ESCRITA: REFLEXÕES SOBRE AS “ORIGENS” DE SEU PESQUISAR NO BRASIL

    Daniela Tomio
    629-650
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41888
  • ACTIVIDADES EN LABORATORIOS DE ENSEÑANZA DE FÍSICA: PERCEPCIONES DE ESTUDIANTES DE BRASIL Y ARGENTINA: TEMA DE REFLEXIÓN DOCENTE

    Liliana del Valle Ortigoza, Liliana Ester Contini, Marcel da Silva Lessa de Oliveira
    651-670
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41900
  • PARA ALÉM DA FIXAÇÃO DOS CONTEÚDOS: UMA PROPOSTA DE HISTORICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ESTUDO DA FÍSICA E NA FORMAÇÃO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

    Maria Auxiliadora Delgado Machado, Carmen Irene Correia de Oliveira, Guaracira Gouvêa de Sousa
    671-690
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41931
  • EL PENSAMIENTO NARRATIVO EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS

    Agustín Adúriz-Bravo, Andrea Revel Chion
    691-704
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41940

Artigos

  • A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL

    Érico Ribas Machado
    705-724
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.40790
  • A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS

    Edinaldo Medeiros Carmo, Winne Katharine Souza Rocha
    725-742
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838
  • A TECNOLOGIA COMO PROBLEMA NA EDUCAÇÃO CTS: ANÁLISES DE UMA OFICINA DE LEITURA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

    Bethania Medeiros Geremias, Suzani cassiani
    743-762
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41882