A EDUCAÇÃO POPULAR LATINO-AMERICANA COMO UM NOVO SENTIDO PARA A EDUCAÇÃO SOCIAL - PEDAGOGIA SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.40790Palavras-chave:
Educação Popular, Educação Social, Pedagogia Social, América LatinaResumo
Este trabalho apresenta as análises de parte dos dados levantados para realização da pesquisa de doutorado que teve como objetivo investigar o processo de internacionalização e de consolidação da Pedagogia Social como área de conhecimento das Ciências da Educação na Espanha e o processo, mais recente, de construção da Pedagogia Social no Brasil. Ambos os países buscam compreender a Pedagogia Social como a abordagem científica para a Educação Social. A pesquisa se configura como qualitativa, com uma abordagem comparativa, e que adicionalmente, utiliza a perspectiva da triangulação de metodologias. As constatações identificam a constituição de uma perspectiva própria de Pedagogia Social pautada na Educação Popular do contexto latino-americano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.