MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880Palavras-chave:
Mediação Pedagógica, Experiência Investigativa, Elaboração Conceitual, Formação Docente em QuímicaResumo
O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.