MEDIAÇÕES PEDAGÓGICAS NA INTERPRETAÇÃO DE EXPERIMENTAÇÕES INVESTIGATIVAS: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41880Palabras clave:
Mediação Pedagógica, Experiência Investigativa, Elaboração Conceitual, Formação Docente em QuímicaResumen
O presente trabalho propõe uma estratégia didática que articula a importância de mediações pedagógicas com a organização de ideias químicas envolvidas em um experimento, segundo os três níveis do conhecimento químico (fenomenológico, representacional e teórico-conceitual). Esta estratégia foi desenvolvida junto a trinta futuros professores de Química, visando ensiná-los a como abordar e explorar experiências investigativas, contradizendo que a experimentação comprova a teoria, e evidenciando a importância da interlocução professor-aluno como mediação de negociação de significados. Nesta, a palavra docente orienta, deliberadamente, o pensamento dos alunos, auxiliando-os no processo interpretativo da experiência e de sua mediação no processo de elaboração de conceitos químicos altamente abstratos.
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