ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANÁLISE MATEMÁTICA COMO ENCONTRO COM OS SIGNOS NA PERSPECTIVA DE GILLES DELEUZE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41685Palavras-chave:
Signos. Agenciamento. Análise Matemática. Ensino e Aprendizagem. Gilles Deleuze.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões acerca da disciplina de Análise Matemática nos cursos de ciências exatas de um ponto de vista filosófico. O principal objetivo é atentar para questões críticas que envolvem o ensino e a aprendizagem desta disciplina. Para investigar este objeto de estudo como signo e um acontecimento no pensamento, buscamos uma análise sobre a problemática desta disciplina com base na teorização de Gilles Deleuze e seu deslocamento conceitual para o campo da Educação Matemática. Esse pensador propõe pensarmos o aprender como processo, como passagem, como acontecimento, acontecimento no pensamento. Essa perspectiva torna-se patente e esclarecedora, no quesito do aprendizado da Análise e, portanto, em toda Matemática, na qual o estudante deve colocar seu desejo no processo de aprender e vivenciar o acontecimento, relacionar-se efetivamente com os signos através dessa disciplina e todo o trajeto trilhado nesta passagem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.