A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41884

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências.

Resumo

A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização.

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Biografia do Autor

Maria Luciana da Silva Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutoranda em Desenvolvimento Sustentável pelo CDS/UNB (Centro de Desenvolvimento Sustentável/Universidade de Brasília). Bolsista de formação de Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Edital FAPEPI Nº 006/2013). Professora Assistente II e Pesquisadora da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Colegiado de Ciências da Natureza - CCINAT, Campus Serra da Capivara (PI). Líder do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade e Ambientalização - NESA/UNIVASF. Colaboradora da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro - RESAB (desde 2006). E-mail: luciana.nobrega@univasf.edu.br

Maria das Graças Cleophas, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Maria das Graças Cleophas, é Doutora em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e professora Adjunta do Instituto Latino-Americano da Ciências da Vida e da Natureza (ILACVN) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Foz do Iguaçu - PR. Coordena o Núcleo de Desenvolvimento de Pesquisas em Ensino de Química (NuDPEQ). E-mail: maria.porto@unila.edu.br 

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

DA SILVA NÓBREGA, M. L.; CLEOPHAS, M. das G. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 605–628, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41884. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41884. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Ensino de ciências naturais e de matemática

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