A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROPOSTA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: DAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS À PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA RUMO À AMBIENTALIZAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41884Palavras-chave:
Educação Ambiental. Aprendizagem. Ambientalização. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências.Resumo
A Educação Ambiental tem contribuído sobremaneira para o estabelecimento de uma aprendizagem significativa que busca inserir, nas práticas pedagógicas tradicionais, uma perspectiva dialética na construção do conhecimento. No intuito de fornecer significância à aprendizagem, muitos educadores defendem a necessidade da construção de uma nova metodologia de abordagem didática. Nesse sentido, argumentamos sobre a utilização de duas abordagens pedagógicas conjuntas na sua prática: a Contextualização dos conteúdos e a Interdisciplinaridade, como estímulo aos docentes para adotar práticas diferenciadas. Outro benefício dessa prática conjunta seria o de proporcionar aos estudantes uma aprendizagem significativa, dotada de crítica, reflexividade e empoderamento, numa perspectiva emancipatória voltada para a Sustentabilidade, no processo chamado de Ambientalização.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.