EL PENSAMIENTO NARRATIVO EN LA ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41940Palavras-chave:
narrativas, pensamiento narrativo, contextualización, formación del profesorado de cienciasResumo
Son aún escasas las investigaciones sobre las aportaciones del formato narrativo al aprendizaje de las ciencias; en este artículo reconocemos la necesidad de que se instale este tema en la agenda de trabajo de la didáctica de las ciencias. Retomamos algunas cuestiones planteadas en publicaciones anteriores y esbozamos líneas de indagación que consideramos promisorias para apuntalar los diversos usos de la narrativa en la educación científica. Examinamos algunas características de las narrativas identificadas desde la lingüística y la ciencia cognitiva y presentamos algunos constructos teóricos para entender el pensamiento narrativo y valorar su relevancia para la ciencia escolar. Sugerimos que utilizar la narrativa en las aulas de ciencias puede complementar el llamado “modo paradigmático” de pensamiento científico, que allí es dominante.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.