A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS

Autores

  • Edinaldo Medeiros Carmo UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
  • Winne Katharine Souza Rocha UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i3.41838

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Formação de professores. Prática de Ensino. Saberes docentes.

Resumo

Esta investigação teve como foco os saberes produzidos pelos licenciados em Ciências Biológicas durante o estágio supervisionado. Ao utilizar como fonte de dados os relatórios de estágio, esta pesquisa examinou em especial as contribuições das disciplinas da Prática de Ensino para a construção dos saberes docentes, sem desconsiderar as dificuldades encontradas pelos estagiários. Os resultados apontam para o fato de que a inserção do licenciado em situações reais de ensino no espaço escolar permite a retradução dos conhecimentos adquiridos na formação inicial. Portanto, as atividades do estágio contribuem para o desenvolvimento profissional dos estudantes de licenciatura, pois lhes permitem vivenciar, apoiados em reflexões advindas da sua formação, as suas primeiras tentativas de construção dos saberes docentes em contextos de ensino.

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Biografia do Autor

Edinaldo Medeiros Carmo, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Adjunto do Departamento de Ciências Naturais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atua na área de formação de professores de Ciências e Biologia.

Winne Katharine Souza Rocha, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

Estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2016-12-19

Como Citar

CARMO, E. M.; SOUZA ROCHA, W. K. A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS DOS ALUNOS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 3, p. 725–742, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i3.41838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/41838. Acesso em: 18 nov. 2024.