“REMEMORAÇÃO DA NATUREZA NO SUJEITO”: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82434

Palavras-chave:

Dominação, Educação Ambiental, Razão, Sujeito-Natureza, Teoria Crítica

Resumo

Em uma atualidade em que nos deparamos com a intensificação de uma crise ambiental sem precedentes na história, crise essa estritamente relacionada ao nosso modo de produção predatório em relação a natureza, torna-se necessário pensar em formas de combate a essa lógica instaurada, e dirigir o nosso discurso em direção a crítica. São múltiplos os focos que este combate e essa crítica poderiam ter, porém a presente pesquisa, buscou na Teoria Crítica, cumulada principalmente na figura de Theodor W. Adorno, um modo de combate e de crítica ao vigente, enfocando principalmente na complexa relação entre sujeito e natureza na modernidade, e findando nas contribuições que a Teoria Crítica pode realizar para pensarmos uma Educação Ambiental também Crítica.

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Biografia do Autor

Fábio Caires Correia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, fabio.caires@unesp.br

Pprofessor assistente no Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Campus Rio Claro. Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Tocantins e bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisador Associado à Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade (UCB/UNESCO). Coordenador do Núcleo de Estudos Violência, Democracia e Direitos Humanos (CNPq – Processo 409234/2022-2). Membro das Sociedades Brasileira de Filosofia da Educação – SOFIE – e Filosofia da Educação de Língua Portuguesa – SOFELP

João Pedro Araújo dos Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Rio Claro, São Paulo, Brasil, jpa.santos@unesp.br

licenciando em Geografia pela UNESP, Campus Rio Claro, com interesse no campo de pesquisa da Educação Ambiental Crítica. Membro do Núcleo de Estudos Violência, Democracia e Direitos Humanos (CNPq – Processo 409234/2022.2).

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

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Como Citar

CAIRES CORREIA, Fábio; ARAÚJO DOS SANTOS, João Pedro. “REMEMORAÇÃO DA NATUREZA NO SUJEITO”: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA CRÍTICA PARA PENSARMOS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 771–782, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82434. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82434. Acesso em: 5 dez. 2025.

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